Oxum, rainha das águas doces

Oxum é faceira, manhosa, vaidosa e tem o dom de enfeitiçar os homens com a sua beleza e charme.

É rainha das águas doces, deusa da elegância. Cuida dos recém-nascidos. Ela lava os bebês com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe, manteve suas características de adolescente. É sensual e exibicionista. Usa seus atributos para seduzir as pessoas e conseguir o que quer.

Segunda esposa de Xangô, considerada a mais bela de todas, teria sido presa pelo marido ciumento na torre do castelo em que eles viviam. Quando Exu passava por ali, ouviu o choro de Oxum e quis saber qual a razão de sua tristeza. Após ouvir a história, pediu a Orumilá que intercedesse por ela.

Comovido, o Criador espalhou sobre Oxum um pó mágico, e a transformou numa pomba, que fugiu voando. É por isso, que nos cultos a Oxum, a pomba é considerada um animal sagrado.

Outra história

Mas desse casamento com Xangô também tem uma outra história: um dia, Yansã, que também era mulher de Xangô, estava enciumada da preferência do marido por Oxum. Ela decidiu se vingar da adversária e, em um raio de cólera, investiu contra a mãe das águas doces, quando esta se banhava nua às margens de um grande lago.

A única coisa que Oxum tinha nas mãos era o seu espelho. Oxum viu-se completamente indefesa frente à ira arrebatadora da Rainha dos Raios e decidiu rezar a Oxalá. Naquele momento, percebeu que o sol brilhava forte nas costas de sua agressora. Rapidamente, ela utilizou seu espelho para refletir os raios solares que cegaram Yansã.

Ao saber da vitória de Oxum, Xangô reafirmou sua preferência pela bela orixá, que além de mais bonita e delicada, provou ser também mais poderosa que a Senhora das Tempestades.

Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias
Dia: sábado
Cor: amarelo ouro
Elemento: água
Ferramentas: abebé (leque de ouro)
Saudação: Erê-ie-ie-ô!
Oferendas: acaçá, água, feijão fradinho.

Comentários

Postagens mais visitadas